Disponível

518,67€


    

Barca Velha é a epítome, o primeiro, símbolo inquestionável da mais alta qualidade dos vinhos do Douro. Clássico, intenso, complexo, elegante e rico, os adjetivos são poucos para descrever aquele que é, desde a sua criação em 1952, o vinho português mais celebrado. Barca Velha é a base sobre a qual se formou a reputação da Casa Ferreirinha, a marca especialista com maior tradição de qualidade no Douro e uma das suas principais referências mundiais. Barca Velha é declarado somente em anos verdadeiramente excecionais (18 no total, incl.2008).

O ano vitícola de 2008, foi caracterizado por um Inverno com valores médios de temperatura do ar ligeiramente inferiores aos valores da média. O Inverno foi, de uma forma geral, pouco chuvoso, sendo que nos meses de Abril e Maio, os valores registados de precipitação foram superiores aos valores médios para qualquer uma das sub-regiões, repondo os níveis hídricos do solo. Perante esta análise, podemos considerar que o ano de 2008 foi um ano relativamente seco e com temperaturas amenas. A vindima decorreu no Douro Superior a partir do final de Agosto.

Barca Velha 2008 tem uma cor rubi de grande profundidade. O seu aroma é intenso e de excelente complexidade, com saliência para os frutos vermelhos vivos, especiarias como a pimenta e o cravinho, apontamentos balsâmicos a cedro, resina e caixa de tabaco. São ainda de destacar as notas de espargos e alcachofras, sous-bois e os aromas de madeira de excelente qualidade e em perfeita harmonia. Na boca tem um excelente volume, acidez viva e bem integrada, taninos intensos e notas de frutos vermelhos, pimenta, cravinho e gengibre. O seu final é extraordinariamente longo, elegante e harmonioso.





Ficha Técnica
Álcool Teor Alcoólico: 14% Volume
Capacidade 0,75 litros
Casta Tinta Roriz (dominante), Touriga Francesa ( Franca), Touriga Nacional, Tinta Barroca e Tinta Amarela.
Consumo Barca Velha convida à seleção de um ambiente discreto e requintado, assim como a escolha da companhia com quem será partilhado este ritual revelador. Saborear um Barca Velha exige uma preparação cuidada de acordo com a exigência do momento. Idealmente, a garrafa deverá ser colocada "ao alto" na véspera e aberta 2 a 3 horas antes de ser servida. Com tantos anos de garrafa, o vinho deverá ser cuidadosamente decantado para separar o seu sedimento natural.
Dados Analíticos Acidez: 6.1 g/l ; PH: 3.53 ; Açucares: <2 g/l
Enologia Luís Sottomayor
Outras Pontuações Robert Parker: 95/100 ; Wine Enthusiast: 100/100
Produtor Casa Ferreirinha
Sugestão de Acompanhamento Sugere-se que seja saboreado com calma, acompanhado por pratos mais cuidados de carne, caça e mesmo alguns queijos, com sabores requintados e bem integrados.
Vinificação Barca Velha é vinificado na adega da Quinta da Leda, equipada com os mais recentes sistemas de vinificação. Para o lote desta colheita foram selecionadas uvas da Quinta da Leda, que predominam, e de zonas altas da Sub-Região do Douro Superior. Após suave esmagamento e desengace total, as uvas esmagadas foram encaminhadas para cubas de inox e lagares com robots, onde se processou a maceração pré-fermentativa a frio seguida da fermentação alcoólica. Durante este período, procedeu-se a suaves remontagens por bomba e "pigeages" com robots, com temperatura controlada. Realizou-se ainda uma longa maceração pós-fermentativa para se obter a extração aromática e polifenólica desejada
Ano 2008
Estilo Vinho Tinto, Dry (Sec), medium bodied
Região DOURO DOC
Prémios Revista de Vinhos 2017, Grande Ouro ; Revista de Vinhos 2018, Altamente Recomendado
Temperatura de Consumo Consumir a uma temperatura entre 12ºC a 18ºC

Não há comentários para este produto.

Para escrever um comentário deve iniciar sessão com a sua conta.