Disponível

14,88€


As uvas de Alvarinho utilizadas na vinificação do Soalheiro Espumante são seleccionadas nas vinhas com uma concentração em açucar mais baixa e de acidez fresca implantadas em solo de origem granitica entre os 100 e os 200 metros de altitude. Melgaço, a região mais norte de Portugal, está protegida por um conjunto de serras que permitem um casamento perfeito entre a pluviosidade, a temperatura e o número de horas de sol necessários à melhor maturação das uvas da casta Alvarinho. Soalheiro 2016 - uma colheita perfeita e consistente. Os meses de verão e especificamente agosto tiveram temperaturas moderadas durante o dia e noites frias que favoreceram uma maturação lenta e a concentração dos aromas nas uvas. O início de setembro seco contribuiu para um equilíbrio perfeito no Alvarinho. Em 2016, a floração ocorreu duas semanas mais tarde do que a última colheita devido à pouca precipitação no inverno. Este ano iniciamos a colheita na primeira semana de setembro para manter o perfil refrescante característico do Soalheiro. Apresenta cor amarela citrina, bolha fina e persistente. O aroma revela a fruta da casta Alvarinho, denotando um bom equilibrio entre a acidez e o álcool. O sabor apresenta persistência e complexidade.

Ficha Técnica
Álcool 12.5 %
Casta Alvarinho
Dados Analíticos Acidez: 6.5 g/l ; Açucares: 0.35 g/l ; PH : 3.2
Produtor Soalheiro
Sugestão de Acompanhamento Muito versátil acompanhando uma grande diversidade de gastronomia. É ideal como aperitivo ou para acompanhar assados no forno.
Vinificação A elaboração de um Espumante a partir da casta Alvarinho obriga a uma escolha criteriosa das uvas. O mosto resultante desta selecção fermenta a temperatura controlada, obtendo-se o vinho base para espumante. Este vinho sofre, já em garrafa, uma segunda fermentação. A permanência na cave, a temperatura baixa e constante durante vários meses permite que este espumante mostre toda a elegância da casta Alvarinho. Finda esta fase de fermentação e estágio, procede-se ao "degorgement", operação que permite a eliminação das leveduras existentes em garrafa e a substituição da cápsula metálica provisória pela rolha definitiva típica do espumante.
Ano 2016
Estilo Espumante
Região Vinho Verde
Temperatura de Consumo Servir a 6-8º

Não há comentários para este produto.

Para escrever um comentário deve iniciar sessão com a sua conta.